terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Xingu - a história dos irmãos Vilas Bôas

Olá,

a maioria das meninas fala sobre séries americas em seus blogs,
mas eu como amante do cinema nacional gostaria de registrar aqui que eu assisti e gostei da série:


Algumas pessoas não gostam da programação da Globo por causa do seu "baixo nível", mas ela retrata a sociedade brasileira e o que se pode fazer se ela é promíscua e corrupta (não generalizando é claro).
Por falar em corrupção, não sei se é o caso aqui mas, a história desta recente série fala sobre como os irmãos Vilas Boas motivados pelo espírito de aventura desbravaram a Amazônia e fizeram o primeiro com os Índios brasileiros.
Havia muito interesse financeiro envolvido no que se chamava na época de "progresso" e ninguém perguntou para o índio se ele queria fazer parte disto.
As tribos nativas sofreram muito com a entrada dos brancos em suas terras: conheceram a gripe (muitos morreram), perderam terrítório e por que não dizer sua identidade; aprenderam a manusear armas de fogo, usar roupas, etc...
Mas poderia ter sido pior, não fosse a interferência dos irmãos Vilas Bôas que mesmo cumprindo os deveres para com o "país" defenderam a causa do índio e a implantação da reserva do Xingú onde os índio poderiam continuar preservando a sua identidade sem forçar uma brusca adaptação ao dito mundo civilizado.

A série possue 4 episódio de 30 minutos cada, incluindo os comerciais; o que significa dizer que em uma sequencia linear daria um filme de menos de duas horas. Meu marido e eu gravamos a série toda no vídeo cassete (sim nós ainda usamos e muito) e assistimos um episódio atrás do outro avansanso os comerciais.

Provavelmente a globomarcas lançará a série em DVD.
Eu recomendo!

Fiquem com Deus e até mais...