sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Terapias alternativas: Iridologia

Olá,

quando a medicina convencional parece não encontrar as razões de uma patologia (no meu caso depressão/ansiedade) a chance para recuperar a esperança pode estar em terapias alternativas - é o último fôlego que se toma antes de mergulhar.

Não sou profundamente conhecedora do assunto, mas confio na sabedoria milenar em que se baseiam estes profissionais, principalmente porque, diferentemente da medicina convencional, levam em consideração a crença do indivíduo seja ela qual for.



"A iridologia, iridodiagnose ou irisdiagnose é uma forma de diagnose (na etmologia: conhecer através da íris) na qual a análise de padrões, cores e outras características da íris permite que se conheçam as condições gerais de saúde baseada na suposição de que alterações na íris refletem doenças específicas em órgãos. Os praticantes dessa técnica utilizam-se de "mapas da íris" ou ainda "cartas topográficas" que divide a íris em zonas que estão relacionadas a porções específicas do corpo humano. Com a exceção de doenças que também atingem a íris, como intoxicações por cobre (o anel de Kayser-Fleischer na Doença de Wilson), no entanto, não há nenhuma evidência científica que comprove o princípio ou a eficácia do método.
A iridologia não faz diagnóstico em hipótese alguma.1 Para isso, um médico competente realiza exames clínicos e complementares. A iridologia, por sua vez, apenas aponta órgãos fracos, conhecidos como "órgãos de choque" e realiza um trabalho profilático e multidisciplinar.
Sabendo quais os órgãos mais fracos, o iridólogo indica a pessoa para o médico especialista que cuida de determinado problema e ainda para outros profissionais da área da saúde como por exemplo, nutricionistas, fisioterapeutas, naturólogos, dentistas, psicólogos, educadores físicos, entre outros."
Fonte: Wikipédia, mais aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Iridologia

É a segunda vez que entro em contato com uma terapia alternativa: há três anos me tratei com a medicina hortomolecular, que não surtiu efeito por displicência minha; mas isto é assunto para outro artigo.

Usar dos benefícios de uma terapia alternativa exige uma disciplina que você pode não estar disposto a ter. É um processo demorado e isso pode causar um certo estresse - foi o que aconteceu comigo.

Bem, eu decidi tentar de novo porque não estou aguentando, há cinco anos luto contra este fantasma e essa "doença" maldita já levou coisas demais de mim e não posso permitir que leve a minha Esperança, e enquanto houver um fiapo é nele que preciso me agarrar. Não estou muito otimista, mas minha mãe está (devido aos relatos positivos das colegas de trabalho dela que estão fazendo tratamentos com a Terapeuta que visitei ontem) e enquanto eu não recupero o meu otimismo vou ficando com o dela.

Fiquem com Deus e até mais...

P.S.: fique à vontade para compartilhar alguma experiência, porém todo comentário que se parecer com um conselho será excluído principalmente se for relativo à fé; sou evangélica desde que nasci e conheço este discurso decor - eu já o usei.