segunda-feira, 2 de outubro de 2017

sobre ler "Harry Potter..."


Olá borboletinhas,

quando eu decidi ler a saga "Harry Potter" este ano eu achava que leria numa boa um livro por mês e terminaria em julho; porém qual não foi a minha surpresa ao me deparar com uma leitura bem menos fluida do que eu imaginava. No início isso me frustrou um pouco mas, outro dia assistindo a um video da Bruna Miranda em que ele falava a respeito de existir ou não alta literatura, eu cheguei a conclusão que isso não é exatamente uma coisa ruim.

O que me atrai em livros clássicos é justamente a necessida que temos de digerí-los pois o seu conteúdo não vem pronto e "mastigado" levando muitas vezes mais tempo para serem compreendidos; e no momento eu estou lendo uma coleção de livros infanto-juvenis que estão me dando tanto ou mais trabalho que um clássico como, por exemplo, Alice no País das Maravilhas, que eu adoro.

Somado a isso e ao fato de eu não ser exatamente uma devoradora de palavras tem um fator que colabora para que a leitura se torne ainda mais truncada: embora eu faça parte da geração que crescer com o Harry eu não li os livros quando foram lançados mas eu vi todos os filmes e saber o que vai acontecer gera uma ansiedade que deveria me impulsionar para a leiura mas em vez disso causa frustração.

Contudo, ao final de cada livro (me encontro lendo o 3°) percebo que valeu a pena não desistir só me questiono se a "Kika" de 11 anos de idade teria gostado de ler...